ASTROLOGIA e PLANETAS NA “ÁRVORE DA VIDA”

Marilia Puga

POR QUE ESTUDAR ASTROLOGIA E NOS PREOCUPARMOS COM ASSUNTO TÃO INDECIFRÁVEL ?

PORQUE ELA GUARDA SEGREDOS DA EXISTÊNCIA E DE NÓS MESMOS, O SEGREDO DE COMO NOS APERFEIÇOARMOS, APERFEIÇOANDO, AO MESMO TEMPO, O MUNDO À NOSSA VOLTA.

Podemos dizer que os planetas são a “matéria prima” do Cosmo, o “código genético”  que pode ser identificado em todos os níveis e dentro de todos os aspectos da Criação. Por exemplo, quando pedimos a Deus que nos abençoe com a Sua Abundância, estamos falando do atributo de Júpiter.

Tudo o que foi criado - do mais espiritual ao mais material, do maior ao menor – toma forma através dos planetas.  

O Mapa Natal é como um banco de dados e de memória. Cada planeta manifesta um atributo da Luz, uma qualidade, podemos identificar como virtudes, e somente através da aquisição de tais virtudes que o ser humano consegue estabelecer um canal pleno entre o Mundo Físico e o Mundo Infinito.  Se o canal estiver obstruído, a Luz não flui.   E a desobstrução depende da aquisição das virtudes e nos leva ao caminho de volta para casa, tornando-se uma escada de ascensão a uma consciência superior.  

A Cabala afirma que todas as coisas começam e terminam na ação humana.   Portanto, não há mérito em nos desenvolvermos espiritualmente, emocionalmente e intelectualmente se não colocarmos estes conceitos em prática.

E, existe uma correlação entre as sefirots da Árvore da Vida com os planetas:

·         Keter / Netuno, representa a onipotência e onipresença de Deus, a Vontade Divina Absoluta, a Soberania e a Autoridade de Deus sobre todas as forças da Criação.  Representa o nosso mundo espiritual, nossa atitude religiosa, é o caminho rumo à unidade universal.   Netuno é um planeta que contém em sua órbita a órbita de todos os outros planetas.

·         Chochmá/Urano é a sabedoria, é o pensamento puro que Deus utiliza para o funcionamento do Universo, é vista como a “planta”  usada para a criação do universo físico e espiritual  e precisa de uma conexão para se manifestar, é a Inteligência Divina que precisa ser manifestada em ação, é o “insight” que nos é ofertado. Indica nossa capacidade de ter ideias, tomar decisões e fazer escolhas, apreender conhecimento, se abrir para receber inspirações. 

·         Biná/Saturno representa o entendimento, a compreensão e a lógica.  É através desta emanação que podemos começar a entender, é a sede de todo conhecimento da humanidade, acolhe o conteúdo de maneira que a informação (o insight) torna-se conhecimento e passa a fazer parte da pessoa. É a razão personificada pois indica áreas em nossa vida que nos preocupam racionalmente, pois achamos que são áreas limitantes ou tolhedoras.   É o processo racional em cima daquilo que foi “captado”  pela sabedoria de Chochmá.  Ela é responsável pela determinação das leis, regras e ordens, organizando o mundo. 

·        Daat/Plutão é a soma de tudo o que é conhecido.

     Keter/Netuno se manifesta, Daat/Plutão se oculta já que são manifestações internas e externas da mesma força misteriosa e profunda.  É considerado o lugar que temos que atravessar para poder passar pelo abismo que nos separa da iluminação.  Representa o profundo conhecimento que temos dentro de nós, que vem conosco de outras vidas, por isto é também interpretado como o “ego de existências passadas”. Não é a consciência coletiva, é a minha consciência e sabedoria individual, fruto do meu esforço e experiência.  Por isto está ligada ao planeta Plutão que representa as transformações que devem ocorrer para que possamos subir mais alto no caminho de transformação espiritual, o último ponto na jornada rumo à iluminação. 

·         Chessed/Júpiter representa graça, amor e bondade, o dar incondicional, o altruísmo e o impulso incontrolável de expansão.  Simboliza o Eu Superior, é Deus dando-se às suas criaturas  de forma irrestrita, abrindo todas as portas da sua Abundância.  É a parte da natureza do ser humano que se assemelha à natureza do Emanador.  Indica também onde precisamos ter mais compaixão e influencia a abundância na área financeira, saúde e amor.    Onde se encontra esta energia nos destacaremos na vida, pois ali existirá a sorte e a prosperidade.

·         Guevurá/Marte representa o julgamento severo , as forças para disciplinar a criação, rigor e julgamento porque direciona a energia espiritual para atingir uma meta específica =  direção e vontade.  É a força que permite o controle para podermos vencer tanto nossos inimigos internos quanto os externos. É quando o indivíduo tem a consciência de que tem que fazer o que deve ser feito.   A força e o rigor são aspectos necessários para se adquirir a disciplina necessária para se alcançar um objetivo e superar os obstáculos= ação.  Representa os conflitos e desafios que temos que superar na vida, ou de outro modo, as lições que temos que aprender.  Esta energia também tem a ver com sobrepujar os instintos, domar os desejos. Usando bem esta energia conseguimos assumir maiores responsabilidades na nossa vida e resolver áreas que antes nos pareceriam como fardos ou pendências.  É representante da luta e do embate, seguir lutando na vida apesar das circunstâncias de cansaço, fraqueza e dor.

·        Tiferet/Sol representa a alma do homem com a energia de Malchut, o físico, o corpo.  Foco, concentração da natureza em sua plenitude e luz, harmonia e equilíbrio, oposto a estagnação. É um poder conciliador e harmonioso onde a verdade da consciência se expande e expressa. Esta energia que nos ajuda a definir nossos objetivos, ideais e metas. Na Árvore da Vida fica no centro e se liga com todos os seus galhos (sefirot) e representa também o centro do nosso ser, está ligada à nossa vitalidade. Esta energia é usada para projetarmos os nossos pontos positivos para o mundo.  

·         Netzach/Vênus representa a permanência, os sentimentos e as sensações, os nossos desejos, o que nos atrai, quais são nossas tentações, o que nos dá prazer e o tipo de parcerias que criaremos.  Representa a capacidade de união, de harmonia e de adaptação. É a energia da reverberação porque vamos desejar repetir o que nos agrada. Está ligada ao amor, mas não o amor tipo Chessed(Júpiter), aqui se trata de um amor mais próximo ao corpo físico.  

·         Hod/Mercúrio, as virtudes relacionadas a esta dimensão de energia são o poder do verbo e a aceitação do outro, nosso estilo de comunicação, movimento e articulação.   É o canal que expõe como nos comunicamos com os outros, como nos expressamos melhor, como por em prática nossos pensamentos.  É uma energia que rege a empatia, é responsável pela criação dentro de qualquer relação, do espaço que ofertamos e deixamos para o outro = falar e escutar.

·          Yessod/Lua , está ligada aos nossos padrões de vida, nossos pensamentos inconscientes, nossos segredos, esperanças, temores, desejos, emoções.   Esse é o lugar dos desejos, instintos, saúde psicológica e psíquica, como reagimos aos eventos da vida. E neste espaço que aprendemos a ser proativos e não mais reativos, a não responder aos estímulos sem penar nas nossas ações. É a sede dos pactos e sistema de crenças. 

·         Malchut/Ascendente , é a energia do mundo físico que se manifesta para nós, a nossa realidade. Representa nosso momento presente, nossa consciência do ambiente que nos cerca e os resultados que estamos tendo por coisas que fizemos no passado.  É o corpo físico, a realidade, o momento atual.  É a personalidade que nós deixamos que os outros vejam, é o estilo de vida que estamos levando e que estilo de vida queremos levar.  É o mundo revelado onde o potencial latente será concretizado, o nosso “dharma”.  É o último  elemento do circuito que se inicia em Keter , a Vontade Divina, e encontra sua realização neste mundo, Malchut, Mundo Físico. 

 

A Cabala afirma que todas as coisas começam e terminam na ação humana.   Portanto, não há mérito em nos desenvolvermos espiritualmente, emocionalmente e intelectualmente se não colocarmos estes conceitos em prática.

 

 

Martha Reis  2008  -  2013