Consumo Consciente e Estilo de Vida Saudável

fonte: Akatu

O consumo não é apenas um ato pontual, mas um processo, que começa antes mesmo da compra. Por exemplo, escolhas conscientes como valorizar os produtos duráveis mais do que os descartáveis ou de obsolescência acelerada incentivam uma maior eficiência no uso dos recursos naturais e ajudam a gerar menos lixo.

O mesmo vale para o descarte consciente. Antes de pensar qual o melhor jeito ou lugar para jogar algo fora, vale ainda refletir se esse é mesmo o único caminho. Antes de descartar, tente consertar o objeto ou, se ele não for mais útil para você, mas ainda estiver em bom estado, troque ou doe para outra pessoa. Que tal, por exemplo, doar uma peça de roupa cada vez que você precisar comprar uma nova?

Mas, se não der mesmo para consertar, doar ou trocar, vale reciclar. De cada dez caminhões de lixo recolhido no Brasil, apenas um vai para reciclagem. Um monte de coisas que poderiam ser reaproveitadas está sendo descartada, gerando um grande desperdício de recursos naturais não renováveis usados em sua produção, além dos impactos causados pelo excesso de lixo.
 

   

 

 

 

Martha Reis 2008  -  2013